sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Gabriel (Arcanjo)


Na crença judaico-cristã, o Arcanjo Gabriel, cujo nome significa “Deus é Minha Força”, “O Homem de Deus” ou “Homem Forte de Deus”, é o Arcanjo da Anunciação, Ressurreição, Misericórdia, Revelação e Morte.


Gabriel é um Anjo de destaque nas Religiões Aramaicas, servindo a Deus em várias disposições, sendo especialmente mencionado nas escrituras como o Mensageiro de Deus. Gabriel é mais do que um simples Anjo que cuida de seres humanos, ele é um dos principais Arcanjos que anunciam a Vontade de Deus para as figuras centrais da fé Aramaica como: Moisés, Jesus e Maomé. Ele é, portanto, um símbolo de orientação providencial de Deus para cada uma das Religiões Aramaicas, o Judaísmo, o Cristianismo e o Oslamismo e suas aparições aos seus fundadores demonstram que cada Religião tem sido justamente guiado por Deus. Gabriel, portanto, oferece um grande potencial como um símbolo de harmonia religiosa e unidade.

Gabriel, assim como Miguel, é mencionado quatro vezes na Bíblia. Ele trouxe a Profecia de Daniel, anunciou o nascimento de João Batista e o nascimento de Jesus, e ele é creditado como o Anjo que enterrou o corpo de Moisés. Gabriel é um arauto que anuncia a palavra de Deus entre os Céus e a Terra, devido a isso, ele é visto como um portador de notícias e é visto também por algumas pessoas como um Anjo de Misericórdia. Algumas correntes teológicas afirmam que Gabriel é do sexo feminino, a única entre as hostes masculinas ou andróginas, talvez traçando uma linha com a maternidade. Gabriel possui também um importante papel no fim do mundo, onde, no início do Armagedon a última batalha que supostamente profetiza o fim do mundo Gabriel soará sua trombeta sinalizando o Fim dos Tempos, esse mito parece ser uma constante em muitas Religiões que preveem que o mundo vai acabar em um estrondo. No entanto, à parte de seu papel Apocalíptico, Gabriel geralmente é visto como um mediador e um mensageiro que muitas pessoas aceitam e o veem como um Santo patrono dos mensageiros, trabalhadores do ramo de telecomunicações e funcionários postais.  É dito no Islã que Gabriel ditou o Alcorão ao Profeta Maomé. O Livro Sagrado teria sido ditado diretamente pelo Anjo, colocando as palavras exatas na mão do homem. O Islã é naturalmente o terceiro da trilogia do Monoteísmo, vindo depois do Judaísmo e o Cristianismo. No entanto, apesar da base semelhante, com o mesmo Deus e até os mesmos Anjos tem havido discussões e até guerras iniciadas sobre as ideias que um ser do Judaísmo desempenhou um papel no Cristianismo e que depois ditou os Primórdios do Islã.

Em algumas tradições é tido como um dos Arcanjos noutras como Anjo da Morte.  Foi ele que anunciou ao profeta Daniel a sucessão de potências mundiais, bem como a vinda do Messias. Disse o profeta: “Apareceu Gabriel da parte de Deus e me falou: dentro de setenta semanas aparecerá o Santo dos Santos” (Daniel 9:24-26). Ao Anjo Gabriel foi confiada a missão mais alta que jamais havia sido confiada a alguém, anunciar o nascimento do Filho de Deus. Por isso, é muito admirado desde a antiguidade. O termo de apresentação quando apareceu a Zacarias para anunciar-lhe que ia ter por filho João Batista: “Eu sou Gabriel, o que está na presença de Deus” (Lucas 1:19). São Lucas disse: “Foi enviado por Deus o Anjo Gabriel a uma cidade da Galileia, a uma virgem chamada Maria, e chegando junto a ela, disse-lhe: “Salve Maria, cheia de graça, o Senhor está contigo”. Ela ficou confusa, mas disse ao Anjo: “Não tenhais medo, Maria, porque estais na graça do Senhor. Conceberás um filho a quem porás o nome de Jesus. Ele será filho do Altíssimo e seu Reino não terá fim” (Lucas 1:26-38). Sobre a anunciação do Arcanjo Gabriel, Papa Francisco alegou que “É uma longa revelação, que abre perspectivas extraordinárias. A criança que vai nascer desta humilde jovem de Nazaré será chamada Filho do Altíssimo, não é possível conceber uma dignidade mais alta do que está. E depois da pergunta de Maria, com a qual ela pede explicações, a revelação do Anjo torna-se ainda pormenorizada e surpreendente”.

A saudação do Anjo Gabriel abre oração Ave Maria, o texto da saudação como relatado nos Evangelhos serviu de base para a criação da oração da Ave Maria, que se inicia com “Ave-Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco”, “Ave-Maria, gratia plena, dominus vobiscum”. Segundo a tradição, os Arcanjos, (em grego Archangélos), são os mensageiros das Boas Novas de Deus, nos ajudam a dar bom rumo e direção à nossa vida, nos dão compreensão e sabedoria. É a ele que recorrem os que necessitam desses dons.

O Arcanjo Gabriel é celebrado juntamente com os Arcanjos Miguel e Rafael no dia 29 de setembro, na ocasião desta festa Papa Bento XVI/16 disse: “Hoje a liturgia nos convida a recordar os Santos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael. Cada um deles, como lemos na Bíblia, desempenhou uma missão peculiar na história da salvação” ... “invoquemos com confiança a sua ajuda, assim como a proteção do Anjo da Guarda” ... “A presença invisível destes Espíritos bem-aventurados é-nos de grande ajuda e conforto, eles caminham ao nosso lado e protegem-nos em todas as ocasiões, defendem-nos dos perigos e a eles podemos recorrer em todos os momentos”

São João Evangelista fala diversas vezes nos Sete Espíritos, nos Sete Anjos que viu em pé diante de Deus. (Apoc. 1, 4–8, 2). Com razão São Gabriel é chamado o Anjo da Redenção, porque sua Missão, tanto no Antigo como no Novo Testamento se relaciona com a vinda do Salvador.  Ao profeta Daniel foi o Arcanjo Gabriel que lhe explicou a visão que teve do carneiro e do bode (Dan. 8, 1). Por três modos nos é dado cumprir este nosso dever junto ao grande Arcanjo. Primeiro: dando graças a Deus por ter designado este seu mensageiro e o ter adornado de tantos dons e com tanta magnificência. Como todos os Santos Anjos, São Gabriel nos honra, nos ama, e sempre pronto está para nos beneficiar, visto que o próprio Deus tanto nos tem honrado e amado. “Os Anjos, diz São Paulo, são enviados para exercer o seu ministério ajudando-nos a ter parte com eles na herança da salvação”. (Heb. 1-14).  Segundo: imitar, na medida do possível, o seu exemplo. O serviço mais nobre reservado aos Santos Anjos, Deus Nosso Senhor o caracteriza nestes termos: eu vos digo que vereis o céu aberto e os Anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem. (Jo. 1, 51). Terceiro: temos no Arcanjo São Gabriel um modelo de veneração e amor a Maria Santíssima, pois foi ele que pronunciou a primeira “Ave Maria”. Em cada “Ave Maria”, que rezamos, poderá o Arcanjo São Gabriel servir-nos de modelo

ORAÇÃO: Anjo da encarnação, fiel mensageiro de Deus, abri nossos ouvidos, até para as mais leves admoestações e toques da graça do coração amoroso de nosso Senhor. Permanecei sempre conosco, nós Vo-los suplicamos, para que compreendamos devidamente a Palavra de Deus, sigamos suas inspirações e, docilmente obedientes, cumpramos aquilo que Deus quer de nós. Fazei que sejamos sempre prontos e vigilantes, para que o Senhor não nos encontre dormindo, quando chegar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário